Ir para o conteúdo

Nutrologia Esportiva

A nutrologia esportiva é uma área relacionada a especialidade médica de Nutrologia, ao curso de Educação Física e de Nutrição tendo a alimentação como um dos aliados mais importantes na conquista dos resultados.

Atualmente a nutrologia esportiva é considerada por pesquisadores como o segundo fator que mais influencia o desempenho na atividade física. O primeiro fator é o treinamento.

A Nutrologia Esportiva é a área que aplica a base de conhecimentos em nutrologia, fisiologia e bioquímica no esporte e atividades físicas. Entre os principais objetivos da nutrologia esportiva estão promover a saúde, melhorar o desempenho e otimizar a recuperação após os exercícios.

A alimentação balanceada para cada tipo de esporte, e consequentemente cada tipo de atleta, é responsável por manter a produção de energia estável. Desta forma, todas as reações orgânicas do corpo se equilibram. O corpo humano é composto basicamente de água, proteínas, gordura e minerais, e estes componentes são fornecidos ao organismo através de uma seleção de alimentos que possuem as características necessárias para repor os nutrientes gastos nas atividades esportivas.

Desta forma a nutrologia esportiva auxilia o programa de treinamento de cada modalidade, tendo finalidades específicas, como por exemplo, aumento de força ou hipertrofia muscular.

Por desenvolverem mais massa muscular, os atletas têm um metabolismo basal de cerca de 5% maior do que os sedentários. Sendo assim, o atleta passa desenvolver resistência ao treinamento, gastando menos energia que um sedentário para realizar a mesma atividade.

Sendo a alimentação o principal complemento ao treinamento esportivo, alguns grupos alimentares podem ser valorizados e outros evitados na elaboração de uma dieta esportiva. Nossa alimentação básica é composta pela combinação de seis nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, água, sais minerais e vitaminas.

A grande diferença do atleta para o sedentário na verdade é em relação às quantidades ingeridas. Os atletas podem apresentar uma necessidade calórica até cinco vezes a de uma pessoa sedentária. Porém, apesar do grande consumo de energia devido aos treinamentos, o atleta deve procurar manter uma dieta que equilibre o balanço calórico, de nutrientes, hídrico, mineral e vitamínico.

Dentro os principais grupos alimentares, os carboidratos e as vitaminas são os mais consumidos, pois são os responsáveis pela produção imediata de energia e uma série de reações químicas.

Uma alimentação rica em gorduras é prejudicial a todos e também para o atleta. Por outro lado, a gordura tem um poder de concentração energética altíssimo. Quanto mais treinado o atleta, maior a sua capacidade em usar gordura como energia e poupar glicogênio.

Já as proteínas são consumidas de forma ordenada. A ingestão por si só não aumenta a massa muscular. A única maneira de hipertrofiar o músculo é com treinamento de força. Por isso é equivocada a ideia que se tem de ingerir grandes quantidades de proteína e suplementos de aminoácidos como se isso fosse imprescindível para o aumento muscular.

Os atletas de corridas de resistência, por exemplo, precisam de proteína extra porque a atividade longa provoca alterações estruturais nas membranas celulares. Já os de força precisam de proteína por ser ela a principal substância formadora de músculo e auxiliar da hipertrofia muscular.

Essencial no nosso dia a dia, a água é a fundamental em qualquer atividade física. A perda de água é um fator limitante ao desempenho. A sede só é sentida quando se perdeu 2% do peso corporal em água. Nessa situação o rendimento já está comprometido e um atleta de 70 kg precisaria ingerir 1,4 litros de água para voltar ao estado de hidratação normal. Se a atividade foi feita com uma hidratação satisfatória, não deve haver diferença entre o peso antes e depois do exercício. O atleta deve acostumar-se a beber líquidos antes, durante e depois da atividade, mesmo sem sentir sede.

Assim como a água, a falta de vitaminas e minerais pode prejudicar o rendimento de um atleta. A variedade na alimentação, inserindo diferentes tipos de alimentos na dieta, é a forma mais eficaz de repor os minerais e vitaminas gastos durante o treinamento. Pratos coloridos e ricos e vegetais são fontes ricas desses nutrientes.