Ir para o conteúdo

Oito passos para um peso ideal

1. Estruture a sua mente: memória, concentração e atitude positiva devem ser trabalhados para que você consiga assimilar e inserir as propostas no seu dia-a-dia.

2. Organize o seu espaço e planeje a sua rotina: o “lado de fora” deve ser mantido organizado, pois esta organização tem o potencial de refletir na nossa capacidade de aderir a um plano de tratamento; também a rotina deve ser bem planejada, especialmente para se fazer as refeições com intervalos regulares e para disponibilização dos alimentos recomendados para o plano dietoterápico.

3. Reduza objetivamente a exposição ao stress e recorra às técnicas anti-stress que lhe tragam equilíbrio e bem-estar: o stress influencia várias vias metabólicas que sabidamente influenciam a ingestão de alimentos, devendo ser evitado, sempre que possível; técnicas, como ioga, tai-chi-chuan e meditação, entre muitas outras, podem ajudar neste processo.

4. Cultive relacionamentos saudáveis: conviver com pessoas que igualmente estão em busca do equilíbrio corpo-mente-espírito ajuda-nos a superar as dificuldades e a encontrar a motivação cotidiana para atingir as nossas metas.

5. Adote a Dieta da Longevidade Saudável: assimile as recomendações dietéticas para redução de risco de doenças crônicas não-transmissíveis e incorpore-as com prazer na sua alimentação.

6. Insira movimento em seu dia-a-dia e pratique atividade física programada regularmente: não somente a atividade física informal, mas exercícios programados devem ser “rotina”, realizados para manutenção da massa magra – que tende a reduzir com o passar dos anos – condicionamento cardiovascular e respiratório, equilíbrio e percepção de bem-estar.

7. Busque a informação nutricional consistente: hoje vivemos num “mundo de informações”, tornando-se necessário filtrá-las adequadamente, buscando referências da credibilidade do que está sendo proposto.

8. Mantenha controle sistemático do seu peso ao longo da vida: pese-se com regularidade, conforme a necessidade de manutenção ou adequação do peso e fique atento à composição corporal (gordura, massa magra e água corporal).