Ir para o conteúdo

Estou grávida posso “comer por dois?”

Você sabia que durante a gestação não se deve fazer dietas restritivas nem tão pouco perder peso? Sobretudo, gravidez também não é sinônimo de ganhar peso em excesso e nem sequer “comer por dois”. Cerca de 50% das mulheres que estão obesas no mundo ganharam peso após a gravidez.

A obesidade é um fator de aumento do risco gravídico que pode afetar tanto a mãe como a criança. Estudos recentes concluíram que as gestantes obesas apresentam maior incidência de complicações obstétricas como diabetes e hipertensão arterial e, os recém-nascidos registraram índice maior de mortalidade e maior incidência de prematuridade.

Portanto o período gestacional é o mais importante na vida da mulher e há a necessidade de cuidados especiais como acompanhamento físico, psicológico e nutricional. Inicia-se o acompanhamento com a constatação do peso que a gestante se encontra e vai até a programação de quantos quilos ela poderá ganhar durante a gravidez.

A gestante tem necessidades alimentares conforme o trimestre de gestação. Veja o quadro abaixo e verifique qual a alimentação adequada para cada trimestre:

 

Trimestre Valor Calórico Valor Nutricional
1º trimestre A grávida deve-se alimentar semelhante a uma mulher não gestante. Deve-se fazer a reposição de vitaminas, principalmente a vitamina ácida fólico responsável pela formação do sistema nervoso da criança. Dietas a base de frutas, verduras, legumes e ricas em ácido fólico são fundamentais.
2º trimestre Deve-se aumentar cerca de 20% o número de calorias que a gestante consome normalmente. A alimentação deverá ser feita a base de proteínas e cálcio responsáveis pela formação do corpo da criança e do sistema muscular e ósseo.
3º trimestre A gestante terá que aumentar para 30% o número de calorias iniciais. A alimentação será à base de ferro e Omega 3 devido à necessidade da formação do sistema sanguíneo e sistema visual.

 

A indicação de quantos quilos a engordar durante a gestação não é a mesma para todas as mulheres. Portanto recomenda que gestantes magras possam ganhar um pouco mais de peso para evitar que o bebê nasça com baixo peso, já as que estão acima do peso devem cuidar para não ganhar peso em excesso. Confira o quadro abaixo:

 

Classificação nutricional da gestante Total de quilos a ganhar durante a gestação
Abaixo do peso 12 a 17 Kg
Peso normal 8   a 14 Kg
Sobrepeso 7   a 12 Kg
Obesidade maximo 7 Kg

 

Antigamente imaginava-se que praticar atividade física durante a gestação poderia trazer prejuízos ao feto, contudo observou-se com o passar do tempo que a prática de exercício físico é fundamental tanto para a mulher quanto para o bebê.

Dentre os benefícios proporcionados pela atividade física está a melhora do condicionamento físico, aumento da flexibilidade, melhora da respiração e do bem-estar, diminuição das complicações obstétricas, diminuição da depressão e do estresse materno e fetal.

A gestante tem que tomar alguns cuidados ao praticar as atividades físicas. Deverá ser orientado por especialistas em fisioterapia e/ou orientador físico que recomendarão o tipo e a intensidade correta dos exercícios para cada fase da gestação. As melhores atividades recomendadas são as executadas na água como a natação e a hidroginástica, pois auxiliam na redução do inchaço, melhoram as dores lombares, os desconfortos e o sistema respiratório, bem como auxiliam na correção postural.