Ir para o conteúdo

Pais Se Preparem Para Enterrar os Seus Filhos

obesidade-refrigeranteDe acordo com a Organização Mundial de Saude (OMS) crianças obesas e com sobrepeso tendem a se tornar adultos obeso e têm maior probabilidade de adquirir mais cedo doenças como diabetes e doenças cardiovasculares. A OMS considera prioritária a prevenção da obesidade infantil. A obesidade infantil é um dos problemas de saúde pública mais graves do século XXI.

A obesidade infantil vem crescendo cada vez mais nos últimos anos, isso se torna um grande problema para toda a humanidade. Já são cerca de 35% das meninas e 32% dos meninos que sofrem com a obesidade. Em 1970, os dados eram de 10,9% das meninas e 8,6% dos meninos, ou seja, o número de crianças obesas no mundo triplicou.

Outros estudos apontam que 51% dos adolescentes brasileiros estão acima do peso e, o percentual de obesos é de 18%.

Estudos demostram que “o peso da nação brasileira está fora de controle” e, que se não forem tomadas medidas gerenciais e legislativas pelo governo em 2050 seremos 100% de pessoas acima do peso.

Pela primeira vez na evolução da raça humana as crianças nascidas a partir do ano de 2000 estão com expectativas de vida média menor que seus pais. Estima-se que em 2050 33% da população brasileira estará com diabetes devido à obesidade.

Não se trata de um problema meramente estético. Além de frequentemente sofrerem “bullying” por parte dos colegas, crianças obesas tendem a desenvolver vários problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e a má formação do esqueleto.

Um fator que tem contribuído imensamente para o aumento da obesidade no mundo inteiro e para o declínio do consumo de alimentos mais saudáveis (frutas, saladas, alimentos integrais e sucos naturais, por exemplo) é a expansão do fast-food e do comércio de junk food (guloseimas muito calóricas, cheias de açúcares, gorduras e sódio), que podem a causar doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.

Os pais acabam influenciando os filhos a comerem alimentos mais gostosos e mais rápidos de se preparar, em vez de montarem uma alimentação saudável que contribui para um bom crescimento, boa saúde e menos problemas de saúde.

Hoje em dia as crianças ignoram atividades físicas e substituem por jogos eletrônicos, brinquedos, etc.