Ir para o conteúdo

Vitamina D a “Vitamina da Vida”

vitamina DA vitamina D é também conhecida como “Vitamina do Sol”. É fundamental para todas as fases da vida e serve tanto para o obeso como para o magro. Poucas substâncias servem tão completamente ao organismo quanto a vitamina D. A vitamina D embora denominada vitamina é na realidade um hormônio. As descobertas mais recentes da medicina indicam que praticamente todos os tecidos e órgãos se beneficiam dela.

Sua escassez provoca imensos problemas de saúde. Inúmeros estudos realizados e publicados em diversos países confirmam que há uma epidemia mundial de deficiência de vitamina D atingindo 1 bilhão de pessoas. Inquéritos epidemiológicos demonstram que, nos EUA, acham-se nessa condição 60% das pessoas com mais de 70 anos e 52% nas crianças.

Uma das causas dessa deficiência é a baixa exposição aos raios solares condição imprescindível para a formação da vitamina D, eles são fundamentais para a conversão na pele da forma inativa da vitamina D em ativa. Outro fator é a dificuldade em atingir as necessidades diárias da vitamina D a partir da alimentação, as fontes alimentares são pobres. A maior concentração é no óleo de fígado de bacalhau, peixes oleosos (salmão, atum, sardinha), cogumelos, gema de ovo, sucos e cereais enriquecidos artificialmente.

Por que a vitamina D é essencial para a vida? Confira alguns benefícios da substância:

1. Aumento da imunidade

A vitamina D tem o poder de estimular a atividade das células de defesa do nosso organismo dando maior resistência a vírus e a bactérias ajudando combater as infecções.

2. Diminuição do Mal de Parkinson

A vitamina D tem uma ação protetora sobre o cérebro, melhora o trabalho dos neurônios e desintoxica as células diminuindo o risco de desenvolver a doença.

3. Câncer reduzido

A vitamina D tem influência em muitos dos genes responsáveis pelo crescimento das células malignas. Ela induz a morte das células cancerígenas. Estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama caia de 30% e o de intestino grosso, 50%.

4. Diminuição do risco de doenças cardíacas

Quem tem deficiência em vitamina D apresenta 40% maior risco de obstrução das artérias coronárias e infarto. Pesquisas também acreditam que o nutriente esteja relacionado ao controle da pressão arterial.

5. Aumento da longevidade

Os níveis fisiológicos de vitamina D podem estar associados à longevidade. Foi verificado que níveis mais altos de vitamina D demonstram efeitos potencialmente benéficos deste hormônio sobre o envelhecimento e doenças relacionadas à idade.

6. Controle do diabetes

A vitamina D estimula a produção de insulina diminuindo a chance de uma pessoa desenvolver o diabetes. Uma nova pesquisa mostrou que as crianças com essa carência têm uma chance 200 vezes maior de desenvolver o diabetes do tipo 1.

7.  Osteoporose

A deficiência de vitamina D é muito comum em pessoas com osteoporose. Estudos demonstram que 95 a 97% de pessoas com osteoporose e que apresentavam fraturas ósseas possuíam deficiências de vitamina D. Verificou-se também em estudos uma redução de 25% de fraturas do fêmur ao receber diariamente doses de vitamina D.

8. Controle da obesidade

A deficiência de vitamina D vem sendo apontada como uma das causas da obesidade. A hipótese é sua ação sobre a Leptina, o hormônio da saciedade, fazendo com que este não atue efetivamente, portanto o aumento da fome. Atua também no metabolismo da gordura corporal, principalmente da gordura abdominal.

9. Prevenção na artrite reumatóide

Alguns estudos têm demonstrado o uso da vitamina D em pacientes com essa doença não só diminui das taxas de recidiva, mas também previne o seu surgimento.

Mas o que devemos fazer?  Teremos que queimar o corpo sob o sol?

Não podemos esquecer que as radiações solares provocam manchas e apressam o envelhecimento cutâneo, além de constituir a principal causa do câncer de pele. A exposição dos braços ou pernas, sem protetor solar, ao sol num período de 10 a 15 minutos 3 vezes por semana, produz níveis adequados de vitamina D. A pele produz vitamina D numa rapidez extraordinária. Para ter uma ideia da eficiência dos raios ultravioleta, 15 minutos de exposição solar produzem a mesma quantidade de vitamina D fornecida por 100 copos de leite.

A única forma de descobrir se você tem carência de vitamina D é fazer um exame de sangue a cada seis ou oito meses. Caso o nível esteja abaixo do esperado, a saída é tomar suplementos nutricionais, mas sempre sob a orientação de um médico ou nutricionista, nunca por conta própria.