Ir para o conteúdo

Aprenda a combater a dor de cabeça.

2143584-3497-recEstima-se que a prevalência da queixa de dor de cabeça, ao longo da vida, seja de 93% nos homens e 99% nas mulheres e que, 76% do sexo feminino e 57% do masculino, tenham pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês. (Sociedade Brasileira de Cefaleia).

Ela pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos e adolescentes.

Se uma dor de cabeça ocorrer duas ou mais vezes por semana durante vários meses ou por mais tempo, a doença é considerada crônica. As cefaleias crônicas e diárias podem ser resultado do tratamento insuficiente ou excessivo. Por exemplo, os pacientes que tomam analgésicos mais de três vezes por semana, regularmente, podem desenvolver cefaleias de rebote.

Ela ocorre também quando os músculos do pescoço e do couro cabeludo ficam tensos ou se contraem. As contrações musculares podem ser uma resposta a estresse, depressão, trauma na cabeça ou ansiedade.

Qualquer atividade que exija que a cabeça seja mantida em uma mesma posição por muito tempo sem se mover pode causar uma dor de cabeça. Isso inclui atividades como digitar ou realizar outras ações no computador, trabalhos manuais delicados que exigem precisão e atenção e a utilização de um microscópio. Dormir em um quarto frio ou dormir com o pescoço em uma posição incomum também pode desencadear uma cefaleia.

Dicas para evitar dores de cabeça e enxaquecas:

  • Pratique geralmente algum tipo de esporte ou exercício físico, pois desta forma os músculos ficarão relaxados, e a tensão é liberada, uma das causas mais comuns que costumam causar enxaquecas e dores de cabeça.
  • As técnicas de relaxamento e terapia manual, são excelentes para combater este tipo de mal, com ela, somos ensinados a controlar adequadamente a tensão e pressão sobre as áreas afetadas do corpo, são fáceis de aprender e, no momento de uma dor terrível de cabeça, pode nos tirar desta situação.
  • Algo que devemos sempre fazer, é descansar bem e dormir a quantidade de horas necessárias, assim, vamos evitar dores de cabeça e enxaqueca.
  • Mantenha uma boa postura relaxada diante das dificuldades da vida, as pessoas que são extremamente auto-exigentes, em geral, são as que mais sofrem de tais doenças.
  • Relaxe a visão, muitas vezes passamos horas e horas em frente ao computador, ou lendo muito durante o trabalho ou os estudos e esquecemos do tempo. Muitas dores de cabeça estão enraizadas ai.
  • Faça uma alimentação saudável e com frequência regular, ficar desse alimentar durante muito tempo também pode gerar dores de cabeça.

Não hesite em consultar o seu médico e um fisioterapeuta.