Ir para o conteúdo

Descubra tudo sobre Atividade Física

atividades_fisicas1 1. Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbios é a melhor forma de emagrecer?

Verdade. A musculação ajuda na obtenção de um melhor desempenho na atividade aeróbica e, consequentemente, auxilia o praticante a perder peso de forma mais eficaz e sem a preocupação de desenvolver lesões. Qualquer atividade física faz a pessoa perder calorias. O fato de emagrecer vai depender do objetivo e da intensidade da atividade realizada. O exercício aeróbio é o ideal para o progresso de emagrecimento, pois é a atividade que temo maior gasto energético, lembrando que vai depender da intensidade realizada da atividade. Recomenda-se a realização de, no mínimo, 150 a 250 minutos de atividade moderada por semana.

2. Praticar a mesma atividade por muito tempo faz com o que o corpo se acostume e não sofra mais os efeitos?

Sim. Com o passar do tempo o nosso metabolismo vai caindo e precisa de novos estímulos para ter mais resultados. É preciso investir em mudanças para notar resultados mais efetivos.

3. Quem quer perder peso rápido precisa focar só no aeróbico, para depois investir na musculação?

Não, o ideal é aliar exercícios aeróbicos e musculação com reeducação alimentar. Devem predominar exercícios aeróbios principalmente pela necessidade de se perder peso na balança. Mas é preciso lembrar que emagrecer nem sempre significa perder peso na balança. Pessoas com leve sobrepeso podem ganhar músculos e perder gordura sem modificar muito a medida da balança.

4. O alongamento precisa ser feito sempre antes de começar a malhar?

O alongamento é uma forma de preparar a musculatura para a contração, evitando lesões e até rompimento de ligamento.

5. É verdade que malhar em jejum emagrece?

Não. Em jejum, normalmente a pessoa está com a taxa de glicose bem baixa no sangue. Sem carboidratos estocados, o corpo opta por queimar a massa muscular. Praticar exercícios sem estar bem alimentado faz com que a pessoa queime massa muscular sem perder gordura. Além disso, também pode fazer a pessoa desmaiar. Antes dos exercícios, são indicadas fontes de carboidratos leve como suco ou fruta. E após atividade física aguarde cerca de 1 hora e faça uma refeição mais completa a base de proteínas para repor o que foi perdido e na reconstrução de fibras musculares.

6. Beber água entre os exercícios atrapalha o desempenho?

Beber água antes, durante e após o exercício só ajuda o desempenho porque hidrata as células. Só evite o consumo exagerado para não ter desconforto durante as atividades.

7. Aumentar o consumo de proteína ajuda a ganhar mais músculos?

Sim. Mas a combinação e o equilíbrio entre carboidratos e proteínas são mais importantes do que os mitos de proporções, às vezes perigosas, de proteínas em excesso. Como a fibra muscular só é recomposta com proteína, o ganho de massa pode ser maior quando o aumento do consumo é aliado ao treino. Para quem tem esse objetivo, a recomendação básica é sempre consultar um profissional da área de nutrologia.

8. Devemos ou não usar suplementos alimentares?

Depende dos objetivos e necessidades de cada pessoa. Na maioria das vezes não existe a necessidade da utilização de suplementos, pois uma alimentação bem balanceada já é ideal para atingir os objetivos e necessidades da pessoa. Caso ocorra o uso de suplementos é de fundamental importância o acompanhamento de um medico nutrólogo.

9. A quantidade maior de suor significa mais calorias perdidas?

Não, muita gente pensa que, se não suar, não emagreceu. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Havendo uma elevação na temperatura corporal o suor é liberado para que se mantenha o equilíbrio na temperatura do corpo.

10. Correr com bastante roupa ajuda a emagrecer?

Não, usar um moletom bem pesado e suar bastante – algumas pessoas acham que este é o segredo da boa forma, mas esta prática pode até prejudicar o desempenho. Isso pode causar a desidratação do indivíduo, por conta da transpiração excessiva com a grande quantidade de roupa utilizada.

11. É verdade que malhar à noite queima mais calorias?

Não. O ideal é planejar os treinamentos de acordo com a melhor adaptação do corpo, independente do horário. Os bons resultados são potencializados quando você associa a uma boa alimentação e a treinamento. Isso fará com que seu metabolismo acelere a perda de gordura e traga um resultado mais rápido

12. É verdade que as atividades aeróbicas só começam a queimar gorduras a partir de 20 minutos?

Sim, o organismo precisa cerca de 20 minutos dentro da zona alvo para começar a queimar gorduras.

13. Fazer musculação é prejudicial quando a pessoa está acima do peso?

Pelo contrário, a musculação exige da pessoa um grande gasto energético. Os exercícios de musculação ajudam sim, na perda de peso. A musculação ajuda no ganho de massa muscular e, por sua vez, aumenta a taxa do metabolismo basal, tendo como consequência um maior gasto calórico, auxiliando no emagrecimento. Ao mesmo tempo, o músculo fortalecido protege as articulações, o que diminui o risco de lesões.

14. Musculação só faz efeito quando a pessoa sente dor no dia seguinte?

Não, isto é mito. Sentindo dor ou não, com a frequência dos treinos, a musculatura envolvida estará sendo estimulada, ocasionando um efeito positivo.

15. Malhar até a exaustão do músculo é a melhor forma de conseguir resultados rápidos na musculação?

Não. É preciso levar em conta as particularidades de cada corpo, frequência de treinos e outros fatores. Não é preciso malhar todos os dias para ficar definido rapidamente. Os músculos devem descansar de 24 a 48 horas para se recompor. Ao se exercitar diariamente, a possibilidade de acontecer uma contusão ou outro problema muscular é muito maior. O ideal é alternar musculação com exercícios aeróbicos. O segredo para um programa de musculação eficaz é o aumento constante dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios (número de repetições ou séries) ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas). Os homens realmente têm mais facilidade para ganhar massa muscular. Graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos se definem com mais rapidez do que nas mulheres. Dessa forma, os resultados da prática esportiva em pessoas do sexo feminino demoram mais tempo para aparecer e são mais sutis

16. É preciso deixar o corpo descansar da musculação de um dia para o outro?

Sim, para a hipertrofia muscular ocorrer é essencial descansar a região no dia seguinte Ainda o consumo de proteína e carboidratos antes ou após o exercício, para melhora do desempenho, aumento de energia e recuperação do tecido. Dormir bem, sem interrupções, é outro fator que contribui para o crescimento muscular.

17. É possível eliminar celulites com a malhação?

Sim, não dá para exterminar de vez as celulites, mas é possível suavizar o aspecto. A malhação ajuda muito. O resultado da melhor circulação como resultado dos treinamentos aeróbios vai ajudar a emagrecer e suavizar substancialmente as celulites.

18. Musculação causa varizes?

Um dos principais fatores causadores de varizes é a genética. A musculação não é a responsável por desencadear o problema. As atividades que estimulam a movimentação das pernas atuam justamente no caminho contrário das varizes – ativando a circulação e reduzindo a formação de vasos. O excesso de peso e o sedentarismo são os maiores vilões da formação de varizes e o fator genético prevalecerá.

19. Para conquistar músculos, atividades como ioga ou pilates são tão efetivas quanto à musculação?

Nenhuma atividade é capaz de proporcionar ganhos de músculos como a musculação. No entanto quem não pratica nada e passa a fazer estas atividades terá, sim, um ganho muscular. É muito importante ressaltar que para a maioria das pessoas que querem melhorar a tonificação, mesmo o pilates e a ioga vão ajudar a melhorar o corpo.

20. Abdominal faz perder a barriga?

Não. Ter uma barriga tanquinho não depende somente dos abdominais. O abdominal melhorará o tônus do abdômen, mas somente a união entre musculação, aeróbios, uma boa alimentação e um descanso adequado resultarão na diminuição da circunferência abdominal.

21. Correr faz cair o bumbum e os seios?

A origem deste mito tem a ver com a perda de peso muito acentuada e com pouco ganho de massa muscular. Nestes casos, sim, é verdade que faz mudar o aspecto das mamas e dos glúteos. No entanto, basta vermos as atletas de atletismo e seus corpos vigorosos e com bumbuns bem definidos para desmentirmos este mito. No entanto, que a corrida leve influencia pouco no ganho de massa muscular. Para este objetivo, vale incluir algumas subidas no percurso e alternar alguns treinos com picos de intensidade, fortalecendo pernas e glúteos.

22. Para perder calorias, correr é melhor que andar?

Na corrida, o gasto calórico é bem maior. Quanto mais acelerado, maior o gasto energético. Porém, ambas as atividades queimam calorias e ajudam na perda de peso. Se você não tem o preparo físico adequado para a corrida, o ideal é começar com uma caminhada leve.

23. Subir escadas serve como uma atividade física, substituindo, por exemplo, uma caminhada?

Sim, substituir o elevador pela escada toda vez que chegar em casa já é suficiente para melhorar o condicionamento físico. O movimento segue o princípio de uma aula de step.

24. É verdade que os “atletas de fim de semana” não sentem efeito nenhum?

O ideal é que a atividade física seja feita mais de uma vez por semana. O atleta de final de semana não terá resultados consideráveis, pois o estímulo que o corpo recebe em apenas um dia de exercício é pouco para que ocorra as modificações fisiológicas.

25. Correr na rua é mais efetivo do que correr na esteira?

Sim. Na rua, a pessoa solicita de forma mais ativa os grupos musculares das pernas para ir para frente, enquanto na esteira a corrida é simulada. No entanto, a diferença não é tão grande e o que interfere, no final das contas, é a regularidade do exercício. Se compararmos duas pessoas, uma que corre na esteira e outra na rua haverá pouca diferença em ganhos musculares e em aptidão física. Mas quando alguém está treinado só na esteira e começa a correr na rua, passará por uma pequena adaptação da mecânica de correr.

26. É verdade que mulheres e homens acumulam mais gordura em diferentes partes do corpo?

Sim, embora o acúmulo de gordura seja determinado por motivos fisiológicos e hormonais, na maioria das mulheres, a concentração é maior nas regiões do quadril, coxa e tríceps. Grande parte dos homens luta com a gordura na região do abdome.

27. Quem é muito magro precisa engordar primeiro para depois ganhar massa muscular?

Não, engordar favorece algumas doenças do coração e por esse motivo deve ser evitado a qualquer custo. Nestes casos a pessoa deve combinar carnes magras, carboidratos e vitaminas encontradas em frutas e legumes, sempre de três em três horas, favorecendo assim o ganho de massa muscular. Recomenda-se que dedique atenção à boa frequência dos treinos, à boa nutrição e boas noites de sono.

28. Mulheres que têm pernas, braços ou bumbum muito volumosos não conseguem reduzir a circunferência dessas regiões só com exercícios?

Não, este resultado é possível só a partir da elaboração de um treino adequado, associado a uma dieta alimentar. Os exercícios são, de preferência, aeróbios. A musculação também favorece, pois existe um aumento da massa magra que eleva o gasto calórico durante o repouso.

29. As mulheres que têm pouco bumbum e pernas conseguem aumentar o volume com musculação?

Sim, este objetivo também é possível a partir de exercícios e dieta. Neste caso, o treino é preferencialmente de musculação, visando o ganho da massa muscular. São exercícios com foco em hipertrofia. O tempo para aparecer os resultados varia de acordo com a resposta do corpo de cada um e também tem a ver com a frequência de treinos por semana.

30. O envelhecimento abaixa o metabolismo e fica difícil de emagrecer?

Sim. Em média, a diminuição do metabolismo da mulher ocorre por volta dos 32 anos. Nos homens, algum tempo mais tarde aos 36 anos. O segredo é sempre controlar a alimentação, hormônios e os treinamentos adequados. Deve-se equilibrar os níveis hormonais, caminhada, musculação e boa nutrição assim, terá um corpo mais disposto e com aspecto estético melhorado em aproximadamente 4 meses.

31. O apetite aumenta com a prática de exercícios?

Verdade. O gasto de energia resulta, sim, em uma sensação de fome aumentada. Fique atento ao que come e o quanto come.

32. Na academia transformo gordura em músculos?

Não. É impossível transformar gordura em músculos. O que ocorre é que um vai embora enquanto o outro chega. A ilusão de transformação acontece devido a pouca mudança do peso corporal observada na balança, quando se diminui a gordura e aumenta o volume muscular. Na balança, essa inversão muitas vezes não é percebida mas, sem dúvida, é notada na hora de vestir roupas antigas, pois há diminuição nas medidas.